O avanço tecnológico do Japão teve ínicio após a era MEIJI e com a abertura dos portos depois do bombardeio naval dos americanos na baia de Tóquio, dando ínicio aoimperalismo (antes o Japão estava totalamente isolado do mercado exterior).
No final de 1945, toda indústria japonesa estava em situações precárias e a princípio queriam investir em atividades agrícolas, porém com o comunismo, o Ocidente optou por reerguer o país através do Plano Marshall.
Nos anos 5, as indústrias japonesas já estavam novamente operando, isso graças ao investimento na educação.Nas décadas de 50, 60 e 70 o Japão copiava alguns produtos ocidentais (camêras, relógios, brinquedos, etc), mas claro com baixa qualidade e preços ainda mais baixos.
Na década de 8 o Japão ecidiu investir pesadamente em qualidade, criando assim conceitos de produtividade e qualidade existentes até hoje.
Atualmente, o país é o segundo maior Pib do mundo, com cerca de 4 trlhões de dólares e possui um alto desenvolvimento tecnológico em diversas áreas, como automobilistico, computacional que é reconhecido pelo mundo todo.
Na área da robótica possuem o robo mais avançado do mundo pertencente a HONDA (ASIMO) e na questão de telecvomunicações estão gerações na frente do restante dos países.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Tecnologia japonesa
Postado por O Japão em evolução às 18:26
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário